Menu

Deuses Egípicios


                               DEUSES EGÍPICIOS










 






  : ( ou Rê) é o criador dos deuses e da ordem divina.

ATUN :  Uma das manifestações do deus sol, especialmente ao entardecer, original de Heliópolis, era representado por um homem barbado usando a coroa dupla.



AMONÉ o deus carneiro de Tebas, rei dos deuses e patrono dos faraós, ele é o senhor dos templos de Luxor e Karnac.

SHU : É o deus do ar e da luz, personificação da atmosfera diurna que sustenta o céu. E representado por um homem bárbaro usando na cabeça uma pena simples ou quatro longas plumas.

TEFNUT : Considerada a deusa da umidade vivificante, que espera o sol libertar-se do horizonte leste para recebe-lo e não há seca por onde Tefnut passa. 

NUT : deusa do céu que acolhe os mortos no seu império, é muitas vezes representada sob a forma de uma vaca.

GEB : O deus da terra é irmão e marido de Nut. É responsável pela fertilidade e polo sucesso nas colheitas.

OSÍRIS: Irmão e marido de Isis, pai de Hórus. A origem de Osíris consta nos relatos da criação do mundo.

SETH : Personifica a ambição e o mal. Considerado o deus da guerra e Senhor do alto egito durante o domínio dos Hiscos, tinha seu centro de culto na cidade de Ombos.

 NÉFTIS: Esposa de seth, mas quando este trai e assassina Osíris, por quem era apaixonado, ela permanece solidaria á Isis, ela é protetora dos mortos, sarcófagos e um dos vasos canopos.

HÁTOR : Personificação das forças benéficas do céu, depois de Isis, é a mais venerada das deusas. Distribuidora do amor e da alegria, deusa do céu e protetora das mulheres, nutriz do deus Hórus e do faraó, patrona do amor, da alegria, da dança e da musica.

HÓRUS : Filho de Isis e Osíris, Hórus teve uma infância difícil, é aquele que guia os mortos até o Dwat é o mais importante deus do Egito.

ANÚBIS : Filho de Seth e Néftis, é o mestre dos cemitérios e o patrono dos embalsamares. É na realidade o primeiro entre eles, a quem se deve o protótipo das múmias, a de Osíris.

TOTH : A divindade á qual era atribuída a revelação ao homem de quase todas as disciplinas intelectuais, a escrita, a aritmética, as ciências em geral e a magia. Era o deus-escriba e o deus letrado por excelência. É o inventor da escrita, senhor da sabedoria e da magia.

MAÁT : Esta deusa, que traz na cabeça uma pluma de avestruz, representa a justiça e a verdade, o equilíbrio, a harmonia do Universo tal como foi criado inicialmente. é também a deusa do senso e realidade Filha de Rá.

PTAH : Era o deus de Mênfis que foi a capital do Egito no antigo império. ptah é ''aquele que afeiçoou os deuses e fez os homens'' e '' que os criou as artes''. Concebeu o mundo em pensamento e criou por sua palavra.

SEKHMET : É uma mulher com cabeça de leoa, encimada pelo disco solar, simbolizava os poderes destritivos do sol, era a deusa da guerra e das batalhas.

BASTET : É a deusa gato e simbolizava os poderes benéficos do sol.

KHNUM : Era um dos deuses mais relacionados coma criação , simbolizado por um carneiro , é o deus que moldou os corpos de deuses e humanos.

SEBEK : Um crocodilo ou homem com cabeça de crocodilo, é aliado do deus Seth. 

TUÉRIS : Era a deusa-hipopótamo que protegia as mulheres gravidas e os nascimentos. Ela assegurava fertilidade e partos sem perigo, era protetora das crianças e do sono.

KHEPRA : É um homem com cabeça de escaravelho, também representava o deus do sol. A sua função era de mover o sol.

ÁPIS : Era o boi sagrado para os egípcios , essa antiga divindade agraria, simbolizava a força vital da natureza e sua força geradora.

BABUINO OU CINOCÉFALO : É um grande macaco africano, esse animal era associado com Thoth.

ÍBIS : Uma ave pernalta existe o Íbis Branco e o negro, o branco era cultuado como a encarnação do deus Thoth. 

APÓFIS : A serpente habitava o além-túmulo e representava as tempestades e trevas e também representava o mal ou o rei dos demônios.

TEFNET : Em um mitos Tefnet se transforma a em leopardo e desce para o Egito lá ela seduz a terra e bebe o sangue das pessoas. Ela era uma assassina e no dia que ela foi expulsa por Thoth os Egípcios fizeram uma grande festa.

BES : É uma deidade anã, era um deus domestico que protege contra cobras e terríveis males além disso ele ajuda nos partos e é parceiro da sexualidade.
 
APEDEMAK : É o deus Egípcio da guerra, o elefante e o gado eram sagrados para ele.

SELKHET : É a deusa escorpião, identificado pelo calor abrasador do sol, ela é uma protetora que guarda caixões.

NEITHDeusa de Sais é a protetora dos cultos funerários.
 
NEKHBET : A grande deusa abutre protegida com suas assas que são seus escudos essa deusa protege todo o alto Egito.

UREU : É a deusa serpente que protege todo o baixo Egito.

TAURET : Essa é a deusa hipopótamo que protegia os nascimentos nesta vida e na vida além do túmulo.

HEQET : Essa é a deusa com cabeça de rã  esta severamente ligada ao parto  e á ressureição. Seu marido criou os homens.

NUM : Conhecido como o Caos ou a água primordial.

AMMIT : Esse deus crocodilo e metade hipopótamo devora o coração de quem é considerado culpado.

ARSAPHES : É o deus carneiro Heracleópolis.

HAPI : Ele é o deus do Nilo em época de inundação.

HAT-MEHIT : Esse é o deus peixe, ele controla a pescaria, reprodução e dependendo a sorte do pescador.

KHOSU : É o deus da lua.
 
MINO deus primordial de Coptos; depois venerado como um deus da fertilidade e aproximadamente associado com Amon; representado como uma estátua humana. Um humano ou um deus mumificador, Min é descrito com um falo ereto. Ele leva um mangual na mão direita, que se encontra elevada, e usa uma coroa com duas plumagens. Ele é o protetor da fertilidade e das viagens no deserto.

MONTH : Originalmente a deidade local de Hermontis, sul de Tebas; depois deusa da guerrado Faraó, representada com uma cabeça de falcão.

MUTA esposa divina de Amon; o deu culto era feito na região de Asheru, sul do templo principal de Amon-Rá em Karnak; originalmente uma deusa-abutre, depois normalmente representada como uma mulher. Mut, Amon, e seu filho, Khonsu, representavam a Tríade Tébana, a família sagrada de Tebas.

NEHEB-KAU : Uma deidade serpente do submundo, às vezes representado com o corpo deum homem segurando o olho de Hórus.


-HARAKHTY : Um deus na forma de falcão, encarnando as características de Rá e Hórus.

PTAH-SEKER-OSIRIS : Deidade composta, incorporando os deuses principais da criação, morte e o pós vida; representado como Osíris mumificado.

SATIS : Uma deusa da Ilha de Siheil na região-catarata; representada como uma mulher que usa uma coroa branca com um chifre de antílope; a filha de Khnum e Anukis.
SESHATA deusa da escritura; a guardiã divina dos anéis reais; representada como uma mulher.

SHU : O deus do ar; com Tefnet, formou o primeiro par de deuses Heliopolitanos; mostrado frequentemente como um homem que separa Nut (céu) de Gheb (terra). Shu é um deus masculino que é emparelhado com a irmã dele, Tefnet. Juntos eles representam os dois princípios fundamentais da existência humana. Shu simboliza ar seco e a força da preservação. Shu e Tefnut são os descentes de Rá (ou Atum, uma forma do deus-sol), um deus cósmico primordial, progenitor dos elementos do universo.

SOKARIS : Um deus com cabeça de falcão de necrópole; a região de seu culto é em Mênfis.


SOTHISA estrela-cachorro Sírius, defendida como uma deusa; mostrada como uma mulher com uma estrela em sua cabeça.

TATJENENO deus terra primordial de Mênfis, depois foi identificado com Ptah.


WEPWAWETO deus-chacal de Asyut no Médio Império; um deus da necrópole e umvingador de Osíris.






 
























 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário