Menu

Seth o deus da violência e de todo o maligno





Seth (Também chamado de Set, Atum-Rá, Tem ,Temu ,Tum e Atem) é um deus egípcio, é filho do deus Geb com a deusa Nut. Seth é irmão de Osíris, Ísis e Néftis com quem é casado. Seth era o deus de tudo o que é maligno, da discórida, da deslealdade, da guerra, da inveja, da mentira, da tempestade, da escuridão, dos animais, serpentes e de todo o deserto.

CARACTERÍSTICAS

Set é associado a um homem misturado com vários animais, entre eles o cachorro, crocodilo, porco, asno, escorpião e a serpente. Outra representação famosa de Set é o hipopótamo (animal simbolo de destruição). Mas em algumas escrituras antigas o mesmo tem rosto de chacal.

O ÓDIO DE OSÍRIS 

Desde o útero de NutOsíris já era especial e Set já sentia escarnio pelo irmão.  Mas com o passar do tempo esse ódio foi tomando cada vez mais espaço no coração de Set.
Quando cresceram, Osíris se destacava dos irmãos, era belo, inteligente e persuasivo, e essas qualidades o renderam o cargo de rei dos Egípcios (qualidades essas que causavam forte inveja em Set). Osíris passou a comandar o povo egípcio, ele os ensinou as mais diversas artes e conhecimentos, além de contar as histórias sobre os deuses passados e ensinar leis e costumes que deveriam ser zelados.

SET O ASSASSINO DE OSÍRIS 

Néftis
mulher de Set, havia traído o marido com o próprio irmão, Osíris. Esse fato só serviu de estopim para que a aversão que Set sentia por Osíris o leva-se a planejar a morte do seu próprio irmão e rei.

Set queria mata-lo e ao mesmo tempo usurpar tudo o que era de Osíris. Para isso, Set aproveitou a ausência de seu irmão no reino, para mandar que alguns artesãos confeccionassem uma arca, adornada com ouro e pedras preciosas, ele também ordenou que a arca fosse feita com as medidas exatas de Osíris.
Quando Osíris retornou ao palácio, Set promoveu uma grande festa, onde convidou todos os seus cúmplices e o próprio Osíris. Set então apresentou a arca a todos os convidados da festa, todos ficaram admirados com a beleza da mesma. Set envaidecido, disse que presentearia o felizardo que entra-se na arca e a preenchesse com o próprio corpo. Todos os convidados entraram na arca, mas obviamente nenhum conseguiu preenche-la com o próprio corpo, pois a mesma foi feita com as medidas exatas de Osíris.
Então chegou a vez de Osíris entrar na arca, e ao constatarem que Osíris coube na arca e seu grande corpo ocupou-a exatamente, os cúmplices de Set a fecharam e lacraram, Set ordenou que a mesma fosse jogada dentro do rio Nilo que por sua vez levou a caixa para fora do Egito. Set assumiu o poder do Egito e começou a imperar e impor suas vontades sobre toda a terra.
Ísis, mulher de Osíris, ficou inconsolável, e junto de sua irmã Néftis procurou pela arca onde se encontrava o corpo de seu marido por todo o mundo, finalmente quando a encontrou, ela a trouxe de volta ao Egito e a escondeu em um pântano perto do palácio.
Num belo dia enquanto Set caçava próximo ao reino ele encontrou arca contendo o corpo de Osíris e num acesso de raiva esquartejou o corpo em 42 pedaços e espalhou-os por todas as províncias do reino. Sucedendo assim uma guerra divida com o filho de Osíris: Hórus

LEIA A HISTÓRIA NA INTEGRA CLICANDO AQUI!


















    


Nenhum comentário:

Postar um comentário